terça-feira, 6 de outubro de 2009

O que está acontecendo no SBBD/SBES?

Bem pessoal,
Visto que já começamos nosso evento vamos atualizá-los com o que acontece no evento:

Especialista apresenta o Passado, o Presente e o Futuro da área de Banco de Dados

Com a evolução das novas tecnologias o Sistema Gerenciador de Banco de Dados está com os dias contados? Foi na tentativa de responder essa questão que o prof. Carlos A. Heuser ministrou palestra, no dia 05/10, no XXIV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD) e no XXIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES). Apresentando o "Passado, Presente e Futuro da área de Banco de Dados", Heuser traçou uma linha do tempo, onde demonstrou a importância da pesquisa dos sistemas de banco de dados e sua evolução nos últimos anos, fase que chamou de idade adulta promovendo um paralelo com o desenvolvimento humano.

"Em 1980, 50% dos papers publicados na área de BD eram somente descritivos sem qualquer tipo de experimentação, ou simulação. Hoje, 95% dos trabalhos foram baseados em experiências e 100% tem bases comparativas", afirmou Heuser em sua apresentação. Isso demonstra o amadurecimento da pesquisa em sistemas de BD, levando a área de BD há um ponto de reflexão: o Sistema Gerenciador de Banco de Dados, após a fase adulta irá morrer? Para o Professor, a saída é a multidisciplinaridade, ou seja, os sistemas de banco de dados serão trabalhados nas áreas da medicina, engenharia, geografia, etc.

Segundo Heuser, atualmente o BD é omnipresente, podendo alocar-se bases de banco de dados em vários data-centers espalhados pelo mundo e estes na era da globalização interagem entre si, sugerindo o declínio do sistema gerenciador e incentivando a criatividade dos engenheiros de software. "O Banco de dados deve se aproximar das outras áreas, pois está mais do que comprovado que não vivemos em uma ilha", explica o professor. O futuro, que já é uma realidade, prevê o tratamento de grande massas de dados em geral.


No decorrer dos dias postaremos mais novidades!!!
Atenciosamente,
A Organização

Nenhum comentário:

Postar um comentário